"É a escrever mal que se aprende a escrever bem."
bhuvvgcfrtcxfdvhvbhjbjkmmmmmmvggccfjbhbnjnjknj Samuel Johnson

Programa de Português do Ensino Básico


Pode consultar o Programa de Português do Ensino Básico

1º Módulo - Reflexão



"A mudança não assegura necessariamente progresso, mas o progresso implacavelmente requer mudança."
Henry S. Commager

.....Actualmente, o termo progressão é a palavra de ordem na nossa sociedade. Estamos em constante evolução, mudança e actualização. O Ensino não foge à regra. Tem de acompanhar o progresso e adequar-se à sociedade “mutante”. Só assim será assegurado o sucesso.
.....Consequentemente, surgiu a necessidade de melhorar o ensino do Português, visto que, segundo vários estudos realizados, os nossos alunos demonstram um desempenho pouco satisfatório no que se refere às competências da Língua Materna.
.....O programa de Português foi reelaborado tendo por base alguns documentos e iniciativas, tais como: Currículo Nacional do Ensino Básico, Programa Nacional do Ensino do Português, Plano Nacional de Leitura, Conferência Internacional sobre o Ensino do Português e Dicionário Terminológico.
.....O Novo Programa de Português do Ensino Básico apresenta-nos várias alterações, sendo uma delas a matriz comum aos três ciclos.
.....Considero que esta nova estrutura faz com que todos os docentes de Português falem a mesma “linguagem”. Para além disto, permite-nos ter uma percepção da progressão do Programa nos três ciclos.
.....Outra mudança é o desdobramento do 1º Ciclo em duas etapas:
........• Primeira Etapa – Primeiro e Segundo Anos
........• Segunda Etapa – Terceiro e Quarto Anos
.....A distribuição dos conteúdos por ciclos e por anos (no 1º Ciclo) possibilita que o professor planifique as actividades tendo em conta os ritmos de aprendizagem dos alunos e de acordo com o Projecto Educativo de Escola e o Projecto Curricular de Turma.
.....O Programa de Português salienta um conjunto de conceitos importantes que devem estar na base do ensino como: competência, desempenho, progressão, resultados esperados e descritores de desempenho.
.....Os resultados esperados “ projectam um conjunto de expectativas pedagógicas, formuladas em termos prospectivos, regidas e estruturadas em função das competências específicas que se encontram enunciadas no Currículo Nacional do Ensino Básico.”. (In Programa de Português do Ensino Básico, pág. 75) Estes criam uma “ponte” entre ciclos, permitindo a continuidade e progressão do ensino do Português.
.....Os descritores de desempenho indicam-nos “aquilo que o aluno deve ser capaz de fazer, como resultado de uma aprendizagem conduzida em função do estádio de desenvolvimento linguístico, cognitivo e emocional em que ele se encontra, bem como das etapas que antecederam este momento.”.(In Programa de Português do Ensino Básico, pág. 78)
.....Outros aspectos a ter em conta neste Programa são a valorização da oralidade e a utilização das TIC como recurso / ferramenta de trabalho.
.....Todo o programa tem por base o princípio da progressão a partir das competências adquiridas dos alunos.
.....No que se refere às sessões do primeiro Módulo, confesso que me senti um pouco apreensiva com as novidades, pois ainda não tinha “explorado” o programa.
.....Os formadores foram explícitos e mostraram-se disponíveis na facultação de documentos/materiais e esclarecimento de dúvidas.
.....As tarefas propostas foram de grande utilidade, pois possibilitaram-nos um conhecimento mais aprofundado e uma familiarização com o programa.
.....A realização das actividades, em grupo, com docentes dos vários ciclos possibilitou a partilha de experiências, saberes e dificuldades.

Blogger Templates by Blog Forum