3º Módulo - Reflexão


mmmMeus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”
Bill Gates

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mmmDurante muito tempo deu-se mais importância à tecnologia em detrimento dos livros. Contudo, verifica-se que a Leitura é a base de tudo – “A Leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a Sabedoria.” (Rafael Mendes de Oliveira).
mmmTal como refere Ana Maria Machado (2006) “Até bem pouco tempo, a literatura infantil era considerada como um género secundário, vista pelo adulto como algo pueril (nivelada ao brinquedo) ou útil (forma de entretenimento). A valorização da literatura infantil, como formadora de consciência dentro da vida cultural das sociedades é bem recente.”.
mmmDe facto, actualmente, a sociedade tem dado maior destaque e relevo à Leitura. Em Portugal, podemos constatar através da implementação do Plano Nacional de Leitura e o Novo Programa de Português para o Ensino Básico.
mmmO Programa de Português aponta para um trabalho desenvolvido tendo por base o contacto com a diversidade de textos e de suportes de escrita, incluindo os facultados pelas novas tecnologias. Para além disso, há uma “abertura explícita à literatura para crianças e para jovens quer pela ligação ao PNL (no 1º e 2º Ciclos) quer pelo alargamento do elenco de obras e textos propostos para leitura no 3º Ciclo” (GIP de Leitura, pág. 4).
mmmNo entanto, há que ter a consciência que para ler são necessárias duas condições: saber ler fluentemente e querer ler. A competência leitora e a vontade têm de estar sempre presentes.
mmmNo nosso quotidiano verificamos, muitas vezes, que há alunos que lêem fluentemente mas não gostam de ler ou vice-versa.
mmmCabe ao professor a missão de desenvolver estas duas condições, “pois dele se espera que ensine a ler, faça emergir a vontade de querer ler como experiência voluntária e mantenha viva essa atitude ao longo de todo o processo escolar e para além dele.” (GIP de Leitura, pág. 5).
mmmTambém temos de ter a consciência que a Leitura é um processo que implica uma relação entre o leitor, o texto e o contexto.
mmmO professor deve proporcionar actividades que motivem os alunos para a leitura, de acordo com os seus interesses e contexto, pois “as competências de leitura desenvolvem-se de forma mais consistente quando os professores recorrem a contextos de ensino e aprendizagem que coloquem o aluno perante tarefas claras e concretas, orientadas para propósitos com sentido, e que impulsionam o aluno a fazer escolhas de forma autónoma.” (GIP de Leitura, pág. 12).
mmmÉ também importante proporcionar aos alunos o convívio diário com diferentes materiais escritos e apetrechar a sala de aula de materiais diversificados de apoio à aprendizagem na leitura.
mmmSei que tenho de melhorar a minha prática docente, no sentido de incentivar mais os alunos e promover situações e aprendizagens mais diversificadas no âmbito da leitura.
mmmO Novo Programa de Português para o Ensino Básico realça também a importância das três etapas da leitura, na medida em que “no desenvolvimento da competência da leitura o aluno deve tomar consciência e aprender a pôr em prática três etapas fundamentais do acto de ler: pré-leitura, leitura e pós-leitura.” (Programa de Português para o Ensino Básico, página 70).
mmmOutro aspecto importante a considerar é o Corpus Textual. O professor tem de elaborar, de acordo com o Projecto Curricular de Turma, o Projecto Curricular de Escola e o Projecto Educativo de Escola, os elencos de textos e de autores estabelecidos.
mmmDeve também ter o cuidado de diversificar as situações e os espaços de leitura.
mmmAssim, o corpus textual deve cobrir um vasto leque de géneros, incluindo textos do maravilhoso e do fantástico, narrativas com forte ligação ao real, narrativas de aventura, textos dramáticos, fábulas, lendas, mitos, poesias, textos de literatura popular e tradicional, biografias e relatos históricos, entre outros.” (Programa de Português para o Ensino Básico, página 65).
mmmO Guião de Implementação do Programa – Leitura apresenta-nos vários contextos promotores de leitura que devem ser incluídos na nossa prática lectiva, pois o professor tem de ajudar a criança a “encontrar motivos para querer aprender a ler e para continuar a ler depois de o saber fazer.” (GIP Leitura, página 26).
mmmRefira-se que o desenvolvimento da competência da Leitura não depende só do professor e vontade do aluno. Os pais assumem um papel muito importante em todo este processo, na medida em que são os primeiros mediadores. Está neles a missão de criar hábitos e momentos para a leitura.
mmmUma criança só será “leitora” se tiver todas as condições necessárias: motivação e envolvimento de pais e professores.
mmmÀ semelhança de todas as outras competências a Leitura não “sobrevive” por si só. Desenvolve-se integrada e interagindo com as outras competências.
mmmConsequentemente, surgem as sequências didácticas. Tendo um ponto de partida, desenvolvem-se as competências dando maior relevo (foco) a algumas sendo as restantes associadas.
mmmAo me apresentarem uma sequência didáctica, senti algum receio e dificuldade, no que se refere à sua concretização, pois como professora do 1º Ciclo tenho de planificar para mais áreas para além do Português.
mmmSei que é um bom instrumento de trabalho, pois permite-nos evidenciar quais as competências que estamos a trabalhar (foco e associadas) e identificar claramente onde estamos e onde queremos ir.
mmmSerá mais um desafio a realizar na minha prática docente. Acredito que depois de algum tempo já será mais fácil e tornar-se-á uma prática corrente.
mmmTenho de praticar!!!!
mmmEste terceiro módulo foi extremamente proveitoso, pois alertou-me para vários aspectos importantes sobre a Leitura, sobre os quais nunca tinha pensado. Aprendi várias formas de “pôr” e motivar os alunos a ler!
mmmAgora só me resta aplicar os conhecimentos e “colher” os frutos daqui a algum tempo.
mmmComo diz Inajá Martins de Almeida (2006):
mmmDê-me uma meada de lã e eu teço um agasalho.
mmmDê-me uma palavra e eu formulo uma frase.
mmmDê-me uma frase e eu escrevo um texto.
mmmDê-me um texto e eu componho um livro.”

1 comentários:

    Olá pessoal / Encontrei meu nome relacionado ao seu texto. Muito grata pela menção. As letras se encontram; os textos se encontram. Você me encontrou e suas palavras chegaram até mim. Tenho grato prazer em estar aqui. Você também poderá me encontrar em muitos blogs. Um deles www.retalhosdeleituras.blogspot.com
    Terei imenso prazer em recebê-los lá. Um forte abraço / Inajá Martins de Almeida. Vamos continuar tecendo.

     

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