Replicações (4.ª e 5.ª)

4ª Sessão

mmmNo dia 3 de Março de 2010 realizou-se, na EBI de Lagoa, a quarta sessão de replicação do curso de implementação do Novo Programa de Português para o Ensino Básico, subordinada à competência da Leitura. Os docentes dos 1º e 2º ciclos, respectivamente grupos 200, 210 e 220, e Programa Oportunidade foram convocados pelo Conselho Executivo, tendo sido convidados a participar os docentes do Departamento Especializado de Orientação Pedagógica devido à sua formação base.
mmmAs formandas Graça Borges e Susana Barrinho organizaram a sessão com recurso a powerpoint, utilizando para o efeito e como base os documentos de apoio disponibilizados na plataforma, bem como o Programa e o respectivo GIP.
mmmA sessão iniciou-se, à semelhança da formação recebida pelas docentes, com a análise de alguns textos, questionando os replicandos sobre as várias formas de os trabalhar nos diversos ciclos. Prosseguindo, as formandas explicitaram informações sobre a competência em foco, explorando o GIP respectivo e os conceitos presentes nos Novos Programas: resultados de estudos PISA; reflexões sobre as práticas de leitura na aula de Português; conceito de leitura; processos de leitura; interacção de factores na leitura; papel do professor no desenvolvimento da leitura; actividades, estratégias e etapas a desenvolver no âmbito da leitura. Foi ainda explorado o assunto da educação literária, evidenciando a mais valia dos textos literários nas aulas de Português, contemplados no Plano Nacional de Leitura, que integrará o recém criado Plano Regional de Leitura, filiado no Currículo Regional, e que foi dado a conhecer aos presentes nos seus fundamentos e âmbitos.
mmmA questão do corpus textual foi novamente abordada, bem como a explicitação dos contextos promotores de leitura nas suas diversas vertentes.
mmmA última parte da sessão prendeu-se com uma nova análise, por parte dos docentes participantes, à forma de trabalhar os textos inicialmente distribuídos, uma vez que haviam já sido explanados os conceitos inerentes à competência da leitura.
mmmOs docentes participaram com interesse, uns acharam que os textos eram adequados, outros opinaram nunca vir a trabalhar os documentos disponibilizados com alunos seus, mas referiram algumas experiências de actividades de leitura levadas a cabo no seu percurso profissional. Foi referido que a competência da leitura é deveras importante, no entanto é igualmente importante que as escolas, nomeadamente as suas bibliotecas, sejam equipadas com as obras necessárias à elaboração do respectivo corpus textual e em número necessário para desenvolver trabalho nas turmas. Evidenciaram ainda alguma preocupação quanto ao tempo a disponibilizar nas suas aulas para uma boa prossecução da implementação de todas as competências referenciadas nos Novos Programas, pelo menos com as indicações presentes. As formandas tentaram tranquilizar os colegas ressalvando o facto de haver ainda tempo para amadurecer conceitos e testar actividades, relembrando que os exercícios de anualização e as vindouras sequências didácticas poderão vir a desvanecer algumas inquietações.


5ª Sessão
mmmA quinta sessão de replicação ocorreu no dia 17 de Junho de 2010, tendo por base a análise ao GIP da Escrita e o conceito de Sequência Didáctica. O recurso de apresentação utilizado foi, mais uma vez o powerpoint e participaram todos os docentes convocados e convidados, à semelhança das sessões anteriores.
mmmDesta forma, as formandas iniciaram a sessão com uma apresentação da estrutura e dos fundamentos do referido GIP: etapas da escrita; modelos de correcção; concepções; dimensões; contextos promotores do desenvolvimento e aprendizagem da escrita e papel do professor. mmmForam referidas actividades descritas no documento, exortando os presentes a testar algumas delas com os seus alunos.
mmmRelativamente a este assunto, os docentes referiram, mais uma vez, que o Programa era de carácter ambicioso tendo em conta a realidade com que trabalham e que sentem alguma dificuldade em operacionalizar desta forma as competências explanadas no Programa.
mmmNa segunda parte desta sessão de replicação foi abordado o tema das sequências didácticas. As formandas optaram por explorar os conceitos inerentes à realização das sequências, tais como competência foco e associadas, etapas, descritores de desempenho, conhecimentos prévios, avaliação. Em suma, apresentou-se o esquema de uma sequência didáctica. Foi explicado um modelo de sequência realizado no módulo IV da formação para que os colegas tivessem a percepção do próprio modelo e da dinâmica de processo para elaboração de tal documento.
mmmEste assunto suscitou, como era de esperar, dúvidas por parte dos docentes, algumas pertinentes, tais como a dificuldade em estabelecer conhecimentos prévios apenas para a competência foco ou também para as associadas; como obter os conhecimentos prévios, ou ainda, como operacionalizar as sequências no 1º Ciclo, tendo em conta as diversas áreas com linguagens diferentes. Nem sempre as formandas souberam responder concretamente às dúvidas colocadas, uma vez que também ainda se encontram em processo de formação, tendo dado precisamente tal indicação. Ressalvaram uma vez mais que a formação continuará no próximo ano lectivo e que, por esse motivo, optariam por não pedir aos colegas um trabalho prático de sequência didáctica nesta sessão, quer pelo período do ano lectivo, quer pela necessidade de se amadurecer conceitos. Deixaram em aberto a possibilidade de algum ou alguns docentes poderem experimentar o exercício, caso lhes aprouvesse, e evidenciaram o facto de não haver um modelo estático do documento, cada um deveria adaptá-lo à sua realidade.
mmmDevemos referenciar que os docentes fizeram um balanço da pertinência das sessões de replicação, tendo alguns considerado que, nos moldes actuais, são pouco profícuas, uma vez que não vêem as suas dúvidas totalmente esclarecidas. Neste âmbito, as formandas voltaram a referir que há ainda muito caminho a percorrer, aprendizagens e amadurecimentos a fazer, pelo que no início do próximo ano lectivo se voltará a abordar os conceitos inerentes aos Novos Programas e que, até lá, cada um deveria fazer trabalho autónomo de enriquecimento. Outros docentes concluíram que as replicações foram importantes para dar um conhecimento geral do pretendido pelos Novos Programas de Português e concordaram com o facto de haver mais um ano de trabalho sobre o tema.
mmmNão haverá sessões de replicação em Julho por uma questão de agenda de trabalho já elaborada e distribuída.
mmmConsideramos ter cumprido o nosso dever, com a intenção de proporcionar informação pertinente e troca de experiências entre pessoas e ciclos de ensino, por forma a optimizar a implementação destes Novos Programas de Português.
mmmOs trabalhos elaborados para as sessões de replicação podem ser consultados nos nossos blogues/ portefólios.
mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmGraça e Susana

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum