2º Módulo - Reflexão



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No segundo módulo abordaram-se as competências do Conhecimento Explicito da Língua (CEL) e da Escrita.
mmmFoi apresentado um estudo da Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) sobre o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Básico.
mmmConstatou-se que nos três ciclos o Conhecimento Explícito da Língua é a competência com menor importância atribuída, pelos professores, no que se refere ao trabalho desenvolvido na sala de aula.
mmmVerificou-se também que as estratégias mais utilizadas para trabalhar o CEL são as actividades relacionadas com a leitura e escrita e a explicitação de regras, exemplificação, aplicação e treino.
mmmNo que se refere aos alunos, estes demonstram mais dificuldades em reinvestir os conhecimentos adquiridos na leitura e na escrita.
mmmNa minha opinião este estudo “oficializou” as nossas práticas docentes e a nossa realidade escolar. Consequentemente, é necessário modificar algumas das estratégias utilizadas no ensino da língua para garantir um ensino mais eficaz e proporcionar a aprendizagem pela descoberta.
mmmTemos de encarar o Conhecimento Explícito da Língua como uma competência nuclear do Português, de forma a que os alunos recorram a ele em contextos diversificados “tornando-se utilizadores mais conscientes do uso que fazem da língua.” (in GIP Conhecimento Explícito da Língua, pág. 11)
mmm“(…) O trabalho a realizar com os alunos deverá ser devidamente planificado pelo professor (…)” (in Programa de Português do Ensino Básico, pág.72).
mmmConsequentemente, surge o conceito de anualização. A anualização de conteúdos foi uma tarefa na qual tive algumas dificuldades, no que diz respeito em tornar evidente a complexificação e progressão de um conteúdo de um ano para o outro. Na grelha que nos foi fornecida senti a necessidade de acrescentar uma coluna para as actividades. Penso que só através das actividades e estratégias é possível complexificar e progredir.
mmmNa competência da Escrita falámos sobre a Oficina de Escrita, uma vez que o Programa explicita a importância de contemplar, na aula, actividades de produção escrita de diferentes textos.
mmmA Escrita pressupõe três etapas: planificação; textualização e revisão. Todas estas etapas devem ser ensinadas e treinadas, para que o aluno seja cada vez mais autónomo na realização das tarefas.
mmmConstatei, mais uma vez, que nas minhas aulas não desenvolvo a competência da Escrita da forma mais correcta, pois este trabalho implica um grande acompanhamento e revisão durante todo o processo e não no produto.
mmmTenho de rever as minhas práticas para garantir que os meus alunos escrevam mais e melhor, através do ensino e treino das várias etapas da escrita.
mmmÉ preciso não esquecer que para “desenvolver a competência da escrita preconiza-se que os alunos vivam situações diversificadas, aprendendo a produzir diferentes tipos de texto.” (in Programa de Português para o Ensino Básico, pág. 71)
mmmOutro aspecto importante é a valorização que o Programa dá à divulgação das produções escritas em blogues, jornais, entre outros. Penso que só assim motivaremos os alunos para a escrita.
mmmA tarefa que nos foi proposta, no âmbito da competência da Escrita, foi muito proveitosa, no sentido em que alertou-me para a importância de analisar melhor as actividades de escrita propostas nos manuais, pois nem sempre estão adequadas ao ciclo e/ou alunos.
mmmO professor deve estar mais “atento” a toda a informação que lhe é dada, tendo liberdade para criar diferentes materiais e diversificar metodologias que se adeqúem à sua turma e realidade, tendo sempre presentes as várias competências, os princípios da progressão e complexificação, bem como, os resultados esperados para cada momento e ciclo.

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