4º Módulo - Reflexão






mm"O gosto pela escrita cresce à medida que se escreve. "

mmmmmmmmmmmmmmmmmmmErasmo de Rotterdam

mmmNa primeira sessão do IV Módulo, foi-nos apresentado o Guião de Implementação do Novo Programa de Português (GIP) da Escrita.
mmmMais uma vez, o professor assume um papel fundamental para o desenvolvimento desta competência. Deixa de ser um “receptor” e avaliador da produção escrita para assumir o papel de orientador e “parceiro” ao longo de todo o processo, na medida em que “(…) tem de produzir com os alunos aquilo que lhes pede para executarem.” (In GIP Escrita, pág. 50).
mmmDeixamos de avaliar o produto para avaliar o processo de escrita, bem como participar nele, pois “o professor não pode deixar de ser um agente da produção escrita, um autor. Compete-lhe escrever sempre com os alunos e para os alunos, constituindo-se o seu texto como mais um modelo que desafia …” (In GIP Escrita, pág. 52).
mmmEsta mudança do papel do professor é fundamental, para que os alunos desenvolvam a competência da Escrita. No entanto, receio que na prática, seja difícil “acompanhar” todos os alunos aquando deste processo, quando temos turmas que podem ser constituídas por 25 alunos, com diferentes ritmos e níveis de aprendizagem.
mmmPenso que uma das estratégias a adoptar, no início da implementação do programa, será a produção escrita de textos em grande grupo (turma), progredindo para grupos mais pequenos, pares e por fim, trabalho individual.
mmmOutro aspecto a salientar, desta primeira sessão, são os comportamentos dos docentes aquando da correcção dos textos. Identifiquei-me com alguns dos exemplos apresentados e constatei que de facto, não beneficiam o aluno no processo de desenvolvimento da Escrita.
mmmTerei, sem dúvida, que reformular algumas das minhas estratégias e práticas lectivas. No que se refere à competência de Escrita, tentarei ao máximo acompanhar os alunos em todo o processo, tendo sempre presente as diferentes etapas.
mmmNeste módulo, “explorámos” mais um pouco as sequências didácticas. Partindo do seu conceito “ conjunto de actividades de ensino e aprendizagem organizadas a partir da situação actual /pré requisitos (conhecimentos prévios do tipo declarativo e procedimental)", apercebemo-nos da importância de sabermos quais os conhecimentos do aluno antes de elaborarmos uma sequência, de forma a que as aprendizagens sejam significativas.
mmmAquando da elaboração de uma sequência, temos de ter o cuidado de trabalhar todas as competências (foco e associadas) de uma forma equitativa tendo em conta os descritores de desempenho, os resultados esperados e as linhas orientadoras do Programa.
mmmApós a análise do exemplo facultado, foi-nos permitido identificar aspectos positivos e negativos da referida sequência. Este trabalho deu-nos pistas e uma base de trabalho para a elaboração de outras sequências.
mmmContudo, ainda sinto dificuldades em fazê-lo. Gostaria de ter tido mais tempo, nas sessões de formação, para “experimentar”, pois só quando as fazemos é que surgem as dúvidas. mmm
mmmPenso que ao longo do próximo ano lectivo poderei consolidar estes conhecimentos para depois aplicá-los e transmiti-los (aos colegas) da melhor forma.

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